sexta-feira, 12 de junho de 2009

Curiosidade

Sobre bibliotecas, biblioteconomia e escrita:· O Dia do Bibliotecário é comemorado há 24 anos. A data foi instituída pelo Decreto Nº 84.631, de 9 de abril de 1980, o mesmo que criou a Semana Nacional do Livro, em outubro. O dia 12 de março foi escolhido, por ser a data do nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, primeiro diretor da Biblioteca Central da UFRJ.

· O livro mais vendido e mais lido no mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido o Livro Vermelho, do líder chinês Mao-Tse-Tung. O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.

· Os sábios chineses foram os pioneiros da arte de imprimir livros. Faziam livros de magia e material escolar. Mas o livro mais antigo de que se tem conhecimento é uma cópia do Diamond Sutra, impresso em 11 de maio de 868 e encontrado nas grutas de Dunhuang, no Turquestão. Eram discursos de Buda para seu discípulo Subhuti. Para fazê-lo, Wang Chieh entalhou letras em bloquinhos de madeira.

· A Biblioteca de Alexandria foi reconstruída e aberta ao público este ano. Um novo edifício ergue-se no mesmo local em que, há mais de 2.400 anos, existia o palácio dos monarcas Ptolomeus do antigo Egito. Semelhante a um disco solar que emerge do solo, o edifício é iluminado por um elegante teto de vidro de plano inclinado. No novo prédio de US$ 200 milhões e 45 mil metros quadrados, as paredes foram decoradas com caracteres referentes a todas as escritas do mundo, a construção se impõe com suas vigas e vitrais, 17 elevadores e centenas de janelas articuladas, para seguir a trajetória do Sol e da Lua. Com 80 bibliotecários, o complexo oferece 2.500 lugares, amplo uso das novas tecnologias, do audiovisual e da música. Ao lado do planetário há vários museus: de caligrafia, de mosaico, de arqueologia e de ciências.

· O sucessor de Alexandre, o Grande, Ptolomeu I fundou no século III a.C. um centro cultural sem precedentes, o Museu de Alexandria. O centro contava com uma biblioteca universal concebida para acolher todos os saberes do mundo. No momento em que foi criada, possuía 500 mil livros e um catálogo que ocupava 120 volumes. Durante o reinado de Cleópatra VII, suas prateleiras contavam com 700 mil obras. A nova biblioteca de Alexandria abriga um acervo de cerca de 8 milhões de volumes.

· Na Mesopotâmia, por volta de 3200 a. C., foi criado, pela primeira vez no mundo, um “sistema de sinais”, de ideogramas uniformizados, escolhidos, cada um deles ligado a um certo número de significações, que permitiam reproduzir, materializar e fixar o pensamento: a primeira escrita.

As leis de Ranganathan são cinco leis fundamentais instituídas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam e que vigoram até os dias actuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em biblioteconomia que cursou na Inglaterra. Foi autor do livro "The Five Laws of Library Science" (1931), formado na Inglaterra, aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis. Estas leis podem ser resumidas da seguinte forma:


1. Os livros são para serem usados - o livro é um meio que impulsiona o conhecimento.
E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: “quem tem informação, tem poder”.
Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.

2. Todo livro tem seu leitor - refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.

3. Todo leitor tem seu livro - o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a selecção de acordo com o perfil do usuário.

4. Poupe o tempo do leitor - a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.

5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige actualização das colecções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

Eu Amo Biblioteconomia Radicalmente


Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.
O papel do profissional bibliotecário vai muito mais além dos empréstimos e organização da biblioteca, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.
A palavra biblioteconomia é composta por três elementos gregos - biblíon (livro) + théke (caixa) + nomos (regra), assim biblioteconomia é etimologicamente o conjuntos de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados : estantes, salas, edifícios. Organizar livros implica tanto ordená-los segundo um sistema lógico de classificação do conhecimento e conservá-los para que resistam a condições desfavoráveis de espaço e tempo, como torná-los conhecidos para que sejam utilizados pelo maior número de pessoas interessadas nos seus elementos formativos, informativos, estéticos ou simplesmente lúdicos que eles contém. Isso tem início antes mesmo do livro entrar na biblioteca - por meio de compra, doação ou permuta - através de uma cuidadosa seleção, se o livro atente aos perfis dos respectivos usuários.
A Biblioteconomia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estima-se que talvez tenha se iniciado nos primórdios com as práticas estabelecidas pelos monges copistas. Ela é uma Ciência da Informação pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo: a informação.
Como seria impossível para determinado usuário de uma biblioteca em sua busca por informação, folhear todos os livros, ouvir todos os CD's, ou manusear todas as formas de suporte da informação presentes na biblioteca, são desenvolvidas técnicas e serviços de forma a simplificar o acesso a informação contida no suporte (impresso, digital, sonoro, etc.).
As principais áreas de pesquisa em biblioteconomia são: representação temática, representação descritiva, linguagens documentárias, serviços de referência, marketing em unidades de informação, arquitetura de informação, usabilidade, catalogação.